Quantos Evangélicos Somos No Brasil?
– Somos mais ou menos 18 milhões de evangélicos no país ou seja, 11% da população. Além do censo do IBGE, todos os outros estudos que achamos publicados sobre o assunto concordam com estes dados (por exemplo: Vox-populi publicou o número de 11% em 04/97; a Revista Veja publicou 10% em 07/97; e o Departamento de Sociologia da USP descobriu que 13% dos eleitores eram evangélicos em 1994).

– Os estados com as maiores porcentagens de evangélicos são: Rondônia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

– Todos os estados com as menores porcentagens de evangélicos ficam na região Nordeste.

– Todos os estados com a menor taxa de crescimento de evangélicos ficam na região Sul.

– A lista de 222 municípios com menos de 1% de evangélicos que foi publicada em janeiro de 1997 não estava completa. Somente no Nordeste foram descobertos mais de 220, e deve ter mais de 350 em todo país. A Região Nordeste possui mais da metade dos municípios menos evangelizados. De acordo com Pedro Luís, pesquisador no Nordeste, na Paraíba, 80% dos municípios com menos de 1% de evangélicos não tem nenhuma igreja ou possuem apenas uma igreja. Somente 15 estados entraram na lista de municípios com menos de 1% de evangélicos. Isto mostra a má distribuição da igreja no Brasil.

– No Estado do Rio Grande do Sul existem pelo menos 27 municípios com menos de 1% de evangélicos. Existem também alguns lugares que mostram mais de 70% de evangélicos mas que possuem apenas a Igreja Luterana nominal. James Himsworth que está pesquisando naquele estado estima que 2% a 3% da população do Estado do Rio Grande do Sul são verdadeiramente evangélicos. Também foi constatado que as igrejas evangélicas no Estado estão muito concentradas, geralmente nos centros das cidades.
Quantas igrejas temos e quantas precisamos para considerar o Brasil evangelizado?
Foram feitas pesquisas em algumas cidades que podem indicar a quantidade de igrejas que temos. O próximo alvo do Projeto Brasil 2010 na área de pesquisa será verificar estes dados para todo o país.

– No Rio de Janeiro, o ISER (Instituto Superior de Estudos Religiosos) cadastrou todos os templos evangélicos do Grande Rio. Uma coisa que seu estudo confirmou foi o fato que a igreja cresce muito mais entre os pobres. Se a densidade de igrejas no Rio for uma indicação fiel do país inteiro, hoje em dia seriam umas 66.000 igrejas no país. Este número deve ser alto, já que o Estado do Rio é o terceiro maior do país em porcentagem de evangélicos na população.

– Em São Paulo neste ano fizemos um projeto piloto, pesquisando 2 grandes bairros com população de 642.000. Foram descobertas 206 igrejas:
Bairro da Saúde – 1 igreja / 2880 pessoas (308.212 pessoas / 107 igrejas)
Bairro do Jabaquara – 1 igreja / 3378 pessoas (334.397 pessoas / 99 igrejas)
Total – 1 igreja / 3119 pessoas (642.609 pessoas / 206 igrejas)
Projetados esses números para todo o país dariam 51.298 igrejas no Brasil.
Foi observado que a grande maioria dos templos são bem pequenos, com capacidade para menos de 50 pessoas. Se o tamanho médio é de 70 freqüentadores (deve ser menos baseado no tamanho das igrejas observadas), 2,24% da população pode freqüentar os cultos aos domingos. Isto significa que provavelmente somente 1 em cada 5 dos que se identificaram como crentes, de acordo com os dados do Censo, estão presentes nas igrejas evangélicas aos domingos. Para ter 1 igreja / 1000 pessoas, serão necessárias mais 437 novas igrejas (2,12 igrejas novas necessárias para cada existente) nestes bairros.

– Na região Norte (Amazônia) devem existir mais ou menos 25.000 comunidades com populações entre 50 e 500, das quais pelo menos 20.000 ainda não tem igrejas.
Conclusões

– Os municípios sem igrejas devem ser mais de 300. Se considerar bairros e sub-distritos esse número deverá ser bem maior.

– A porcentagem da população que pode ser atendida nos templos existentes estaria entre 2,2 e 2,9%.
– Existem grandes lacunas nos bairros das grandes cidades onde não tem igrejas
evangélicas (uma vez andei rua após rua de carro uma manhã procurando igrejas e somente depois de 3 horas achei uma). Nós temos que fazer resplandecer a luz do Evangelho em todo lugar deste grande país.

– Pelo tamanho das igrejas que temos hoje, precisamos de muito mais que uma igreja para cada 1.000 pessoas para poder evangelizar CADA PESSOA no Brasil.

– O alvo de 150.000 novas igrejas até o ano 2010 está parecendo baixo para alcançar o Brasil, quando considerar a má distribuição das igrejas, o numero de comunidades pequenas, e o fato que muitas igrejas são pequenas e sem visão para alcançar as pessoas ao seu redor.

(Baseado em dados de 1997)